TIPOS DE TOSAS

estetica

EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE TOSAS? OU SÓ EXISTE UM TIPO?

Antigamente quando se falava em tosar ou cortar os pêlos dos animais referia-se em tirar todo o pêlo do animal, sem se preocupar com a estética, nem tão pouco a beleza e a saúde.

Porém os tempos mudaram! Graças a exigência do proprietário e também aos campeonatos e exposições, foi criado um universo de técnicas na estética animal, a qual resumimos basicamente em 3, sendo elas a TOSA HIGIÊNICA, TOSA NA MÁQUINA e TOSA NA TESOURA.

TOSA HIGIÊNICA

Como os animais ganharam espaço dentro de casa e hoje até se tornou membro da família, existiu-se uma procura maior em buscar a higiene para torná-los mais limpos e com odores menos desagradaveis. Com isso foi criado a tosa higiênica, essa que consiste em aparar os pêlos dos olhos (evitando o acúmulo de sujeira e também lesões ao globo ocular), aparar os pêlos da boca do animal (evitando o acúmulo de água e comida), aparar os pêlos das patinhas (evitando o acúmulo de sujeira de onde o animal se locomove) e principalmente aparar os pêlos das genitalias e do ânus, que são as fontes de maior índice de contaminação.

TOSA NA MÁQUINA

É considerada a tosa antiga, ande se é tirado uma quantidade maior de pêlos, porém sofreu algumas alterações. Agora nesse tipo de tosa pode ser determinado uma certa altura do pêlo (quando não existirem nós extremos), pode ser deixado algumas áreas com mais ou menos pêlos, de acordo com o gosto do cliente, e pode até serem criados desenhos ou gravuras (com auxílio de um molde).

TOSA PADRÃO

Além da tosa convencional, ainda existe a TOSA PADRÃO. A tosa padrão tem o nome originado do padrão racial. Existem algumas raças que ao passar dos anos adquiriram um padrão de tosa, sendo que muito desses padrões criados em campeonatos. Hoje em dia, algumas dessas raças sem esse determinado padrão de tosa ficam um tanto quanto "estranhas", mas isso é claro vai também do gosto do proprietário. Dentre as milhares de raças com padrões de tosa, podemos citar algumas como a raça Schnauzer, Cocker e West Highland White Terrier.

TOSA NA TESOURA (BÊBÊ)

É considerada uma tosa com técnica mais recente, aonde quase todo procedimento é realizado somente com a tesoura e em algumas raças o animal fica semelhante a um "filhotinho", onde foi originado também o nome de TOSA BÊBÊ.